Lentes Monofocais

Lentes monofocais são lentes oftálmicas que concentram a luz em apenas um foco, para longe ou para perto, sendo utilizadas para corrigir ametropias como miopia e hipermetropia. Podem ser oculares ou de contato.

As lentes monofocais ajudam a imagem a se formar exatamente sobre a retina, para que o paciente possa enxergar com nitidez. No caso dos míopes, em que os pacientes têm dificuldade para enxergar de longe, a imagem se forma antes da retina, por isso, as lentes utilizadas são as divergentes, ou seja, separar os raios, para que se encontrem na retina.
Já no caso da hipermetropia, em que há dificuldade para enxergar de perto, a imagem se forma depois da retina. Para corrigi-la, as lentes precisam ser convexas, que fazem com que os raios de luz se aproximem e atinjam o ponto correto.

Quem precisa de óculos apenas para ler ou ver melhor ao perto ou ao longe não tem de gastar muito dinheiro em lentes de que não necessita. A opção pelos óculos monofocais é a mais racional e econômica para o seu caso em concreto.
Os óculos monofocais apresentam várias vantagens em relação às lentes progressivas ou bifocais, sendo a mais evidente o preço.
– São as mais adequadas para ver só perto ou ao longe;
– São lentes ideais para ler;
– São mais baratas;
– Permitem ver sem serem necessários movimentos específicos;
– A força é igual em toda a lente, exigindo menos esforço;
Estas são algumas das vantagens dos óculos monofocais, relativamente a lentes de outros tipos. No entanto, é importante reforçar que a opção por este tipo de lentes só é possível quando o utilizador vê apenas ao longe ou apenas ao perto.

Related Posts

Leave Your Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *